O Plano de Marketing é um documento
escrito que serve para planear as acções necessárias que pretendemos alcançar
com um ou mais objectivos de Marketing inicialmente traçado. Este, pode ser um
projecto para atender uma marca, um produto ou serviço, ou ainda para atender
uma linha de produto.
Um bom Plano de Marketing pode ainda cobrir entre um e cinco anos e sendo
benéfico deve basear-se numa sólida estratégia de Marketing, caso contrário
este será de pouca utilidade [1].
Por outro lado, ilustres autores
apresentam diversas definições do Plano de Marketing. Entre os quais vou
apontar aqui os seguintes
Segundo Sánchez, José (apud P.
Kotler) que define Plano de Marketing como um documento escrito no
qual, de uma maneira sistemática e estruturada, e sob prévias e correspondentes
análises e estudos, definem-se os objetivos a conseguir em um período de tempo
determinado, assim como se detalham os programas e meios de acção que são
precisos para o alcance dos objetivos enunciados no Plano previsto.[2]
Ainda segundo Kotler (2000), o Plano de
Marketing é uma ferramenta importante para administrar e organizar
as dificuldades de Marketing.
Para Mazzetto, Marcos em seu artigo ‘O estudo
de um Plano de Marketing para as empresas’ aponta as seguintes
definições conforme os autores a seguir[3]
Conforme Skacel (1992) um Plano
de Marketing bem concebido, equipa a empresa com um Plano de
trabalho que aponta os resultados específicos e determina como eles podem ser
obtidos.
Na visão de Cobra (1992, p. 88), “o Plano
de Marketing identifica as oportunidades mais promissoras no
negócio, mostrando como penetrar com sucesso, obter e manter as posições
desejadas nos mercados identicados”.
Kotler (2000) afirma que o Plano de Marketing é o
instrumento central para dirigir e coordenar o esforço de Marketing.
De um modo geral um Plano de Marketing deve ser compreendido como um
complemento ao Plano de negócio e como uma ferramenta fundamental ao
desenvolvimento das empresas.
[2] Kotler,
Philip. (1994). Dirección de Marketing. Análisis, Planificación, Gestión y
Control.
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