MARKETING

O Plano de Marketing é um documento escrito que serve para planear as acções necessárias que pretendemos alcançar com um ou mais objectivos de Marketing inicialmente traçado. Este, pode ser um projecto para atender uma marca, um produto ou serviço, ou ainda para atender uma linha de produto.
Um bom Plano de Marketing pode ainda cobrir entre um e cinco anos e sendo benéfico deve basear-se numa sólida estratégia de Marketing, caso contrário este será de pouca utilidade [1].
Por outro lado, ilustres autores apresentam diversas definições do Plano de Marketing. Entre os quais vou apontar aqui os seguintes

Segundo Sánchez, José (apud P. Kotler) que define Plano de Marketing como um documento escrito no qual, de uma maneira sistemática e estruturada, e sob prévias e correspondentes análises e estudos, definem-se os objetivos a conseguir em um período de tempo determinado, assim como se detalham os programas e meios de acção que são precisos para o alcance dos objetivos enunciados no Plano previsto.[2]

Ainda segundo Kotler (2000), o Plano de Marketing é uma ferramenta importante para administrar e organizar as dificuldades de Marketing.
Para Mazzetto, Marcos em seu artigo ‘O estudo de um Plano de Marketing para as empresas’ aponta as seguintes definições conforme os autores a seguir[3]
Conforme Skacel (1992) um Plano de Marketing bem concebido, equipa a empresa com um Plano de trabalho que aponta os resultados específicos e determina como eles podem ser obtidos.
Na visão de Cobra (1992, p. 88), “o Plano de Marketing identifica as oportunidades mais promissoras no negócio, mostrando como penetrar com sucesso, obter e manter as posições desejadas nos mercados identicados”.
Kotler (2000) afirma que o Plano de Marketing é o instrumento central para dirigir e coordenar o esforço de Marketing.
De um modo geral um Plano de Marketing deve ser compreendido como um complemento ao Plano de negócio e como uma ferramenta fundamental ao desenvolvimento das empresas.




[2] Kotler, Philip. (1994). Dirección de Marketing. Análisis, Planificación, Gestión y Control.

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